TRAINING // WP6 – Gestão de Informação Geocientífica
April 13 - April 24
Enquadramento do PanAfGeo+
“PanAfGeo” para “Pan-African Support to Geological Sciences and Technology Africa-EU Partnership”, é um projeto que apoia a formação de quadros superiores que trabalham em geociências de Serviços Geológicos de África, através do desenvolvimento de um programa de formação inovador que inclui a aquisição e desenvolvimento de importantes competências profissionais que complementam as suas qualificações e competências técnicas. O programa de formação é implementado por especialistas da área, provenientes de Serviços Geológicos africanos e europeus. O PanAfGeo+ é a continuação do bem estabelecido Projeto PanAfGeo-2.
O PanAfGeo+ é financiado pela Comissão Europeia (DG INTPA). O Consórcio do PanAfGeo+ é composto pelo Serviço Geológico Europeu (EuroGeoSurveys – EGS) e pela Organização Africana dos Serviços Geológicos (Organisation of African Geological Surveys – OAGS), e é coordenado pelo Serviço Geológico Francês (BRGM).
Este programa permite que os formandos adquiram um conjunto de ferramentas de última geração que contém metodologias e/ou técnicas de trabalho de campo de oito domínios geocientíficos.
Convite à Apresentação de Candidaturas: WP6 – Gestão de Informação Geocientífica
Dados geológicos, incluindo mapas e inventários de recursos minerais, são a base essencial para avaliar o potencial de projetos mineiros e conceder licenças de exploração e lavra. Desta forma, bases de dados mais compreensivas, a nível geológicos e recursos, fornecem aos governos, opções para uma tomada de decisão mais informada e a capacidade de negociar contratos de prospeção e exploração mineral mais sustentável com investidores locais e estrangeiros. As tecnologias de informação (TI), nomeadamente equipamentos e profissionais, dão um contributo valioso na conceção e desenvolvimento da infraestrutura de dados espaciais, o que permite a cada um dos Serviços Geológicos, cumprir a sua missão, no que concerne à gestão do espólio geocientífico. Esta missão incluí (i) recolher, (ii) armazenar e gerir, (iii) valorizar, e (iv) assegurar a disponibilidade de dados georreferenciados fiáveis a vários grupos-alvo, nomeadamente, outras organizações governamentais, comunidades regionais e nacionais, ao setor privado, ao sistema educativo e aos cidadãos.
Parte integrante do Projeto PanAfGeo, o “WP6 – Gestão de Informação Geocientífica” visa melhorar e/ou fortalecer as capacidades dos profissionais (existentes e recém-recrutados) que se encontram ao serviço dos Serviços Geológicos Africanos e a atuar na gestão de informação geocientífica e tecnologia de informação ao nível operacional, com adaptação ao contexto local e em termos de sustentabilidade. Descarregue o documento do Convite à Apresentação de Candidaturas.
Exercícios
A formação terá uma grande componente prática e cada tópico será seguido por exercícios. Os formadores irão explorar conjuntos de dados previamente preparados para ilustrar os conceitos de construção de uma base de dados e processamento de dados de deteção remota, utilizando dados reais e aplicados a problemas específicos. Caso seja possível, vários conteúdos também podem ser preparados em colaboração com os co-formadores.
Quem Se Pode Inscrever?
A inscrição na sessão de formação do “WP6 – Gestão da Informação Geocientífica” está aberta a todos que se encontram elegíveis de acordo com as condições descritas na Carta PanAfGeo para Formandos.
Além disso, para poder seguir a formação proposta em WPG5a-PT “Aquisição, Tratamento e Gestão de Dados Espaciais com Sistemas de Informação Geográfica e Base de Dados Espaciais (Nível avançado)” e beneficiar em pleno dos novos conhecimentos e competências ministrados ao longo de dez dias de formação, os candidatos devem ter os seguintes conhecimentos:
- Formação na área da geociência;
- Conhecimento efectivo e trabalhos desenvolvidos em geoinformação (SIG, base de dados espaciais, deteção remota);
- Domínio e gestão de computadores e software em ambiente Windows.
Note, Por Favor
A Carta de Compromisso deve ser oficialmente aprovada pela direção da sua instituição. O máximo de 2 candidaturas provenientes de qualquer serviço geológico ou instituição geológica estatal equivalente será aceite no processo de seleção da WP6 para a formação.
Todas as candidaturas incompletas que não incluam o número de passaporte e os dados que confirmem a sua validade por, pelo menos, de 6 meses após o fim da formação serão automaticamente excluídas; por favor verifique a data de validade do seu passaporte.
Financiamento da Formação
A sessão de formação promovida pelo PanAfGeo “WP6 – Gestão da Informação Geocientífica” é integralmente suportado através dos fundos da Comissão Europeia.
As seguintes despesas serão pagas a cada formando:
- Custos de viagem: viagens aéreas e terrestres em África, em concordância com o programa de formação;
- Visto de entrada contra recibo (recibo original deve conter o nome do estagiário);
- Alojamento, pequeno-almoço, catering e refeições conjuntas durante a sessão de formação.
NOTE QUE NESTA FASE DO PROJECTO PANAFGEO NÃO SÃO CONCEDIDAS AJUDAS DE CUSTO NEM REEMBOLSOS DE SEGURO DE SAÚDE.
Possíveis disposições relativas à sua deslocação até ao aeroporto internacional e à cobertura do seguro de saúde internacional (caso seja necessário) deverão ser acordadas com o seu empregador que confirmou a sua Carta de Compromisso.
Para as candidaturas serem consideradas, os candidatos devem preencher os seguintes documentos
1) Formulário de Candidatura à Formação PanAfGeo;
2) Carta de Compromisso assinada pela entidade empregadora;
3) Carta de Motivação;
4) Uma cópia do passaporte (com validade por, pelo menos, de 6 meses após o fim da formação).
CERTIFIQUE-SE DE QUE RENOMEIA TODAS OS ANEXOS DA CANDIDATURA COM O SEU APELIDO E UM NÚMERO, USANDO LETRAS LATINAS.
Esses documentos serão solicitados durante a inscrição online (arquivos a serem carregados em formato PDF apenas no portal).
Após o preenchimento destes documentos, por favor efetue o seu registo aqui: Registe-se aqui
O novo prazo limite para inscrições é 6 de Fevereiro de 2026.
O processo de seleção irá ter em consideração a representatividade Regional-Nacional e o equilíbrio de género, com o objetivo de reforçar as competências dos profissionais dos Serviços Geológicos Africanos.
Dúvidas sobre questões práticas relacionadas com a formação devem ser enviadas aos coordenadores da formação através dos seguintes emails:
- Alain P. Francés: alain.frances@lneg.pt
- Pedro Gonçalves: pedro.goncalves@lneg.pt
Dúvidas sobre o projeto PanAfGeo devem ser encaminhadas para:
- EuroGeoSurveys: panafgeo@eurogeosurveys.org
- Organisation of African Geological Surveys: info-oags@oagsafrica.org