Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

TRAINING // WP D – Património Geológico

29 May 2023 @ 8h00 - 3 June 2023 @ 17h00

Convite à Apresentação de Candidaturas: A chamada para candidatura está encerrada!

Sessão de Formação “WP D – Património Geológico”. Esta formação terá lugar em Lubango, Angola. Entre 29 de maio e 3 de junho de 2023, sendo proferida em português.

Descarregue o documento do Convite à Apresentação de Candidaturas > AQUI <

O estágio PanAfGeo “WP D – Património Geológico” está aberto a todos cuja elegibilidade reúna as condições da Carta de Estágio PanAfGeo >AQUI<

A formação encontra-se inscrita no módulo WP D “Novas fronteiras em geociências (Património geológico e geotermia)” que tem por objetivo divulgar uma formação teórica e sobre o terreno, visando a integração de conceitos de geodiversidade, de património geológico e de geoconservação.

Esta sessão é coorganizada pelo Instituto Geológico de Angola, Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, Serviço Geológico da Polónia (PGI-NRI), Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal, I.P. (LNEG) com a colaboração da UNESCO e do Instituto Geológico e Mineiro de Espanha (IGME-CSIC).

O programa contempla uma parte teórica sobre: definições e conceitos, exemplos de metodologias de identificação, de estudo e de inventariação de sítios com interesse patrimonial geológico (geossítio); legislação internacional e exemplos de legislações nacionais; medidas de geoconservação (vulnerabilidade, proteção e plano de gestão); valorização (geoturismo, educação, mesas redondas sobre os benefícios socioeconómicos); classificações internacionais (Geoparque mundial UNESCO, Geossítios Globais – IUCN); papel dos serviços geológicos relativamente ao património geológico; geologia e património geológico de Angola. O curso terá uma segunda parte dedicada a reconhecimentos de campo na região de Lubango, de forma a serem aplicados os conceitos aprendidos nas sessões teóricas.

No final do curso de formação, os participantes devem apresentar um “plano de trabalho” de forma a definir objetivos de aplicação e implementação dos conhecimentos adquiridos na sua organização (p.e. criação de uma metodologia de inventário, desenvolvimento e gestão de um inventário, estudo de um geossítio específico, preparação de um dossier de candidatura a um projeto de tipo Geoparque Mundial, etc.).

Para que a candidatura seja considerada, os candidatos à formação PanAfGeo intitulada “WP-D – Património Geológico” devem preencher os documentos listados a seguir:

Formulário de Candidatura à formação

Carta de Compromisso

Carta de Motivação

– Cópia do passaporte

Esses documentos serão solicitados durante a inscrição online (arquivos a serem carregados em formato PDF apenas no portal).

Registe-se aqui

 

O prazo limite para inscrições é 20 março de 2023, 24h00 GMT.

Todas as questões sobre a formação devem ser remetidas para:
– Pr. Stanisław Wołkowicz (PGI-NRI, Responsável WP-D) (stanislaw.wolkowicz@pgi.gov.pl) ;
– Dr. Paulina Kostrz-Sikora (PGI-NRI) (paulina.kostrz-sikora@pgi.gov.pl)

Details

Start:
29 May 2023 @ 8h00
End:
3 June 2023 @ 17h00
Event Category:
Event Tags:
, , ,

Organiser

WP-D

Other

Language
Portuguese