Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

TRAINING // WP G – Gestão de Informação Geocientífica

7 November 2022 @ 9h00 - 18 November 2022 @ 17h00

Convite à Apresentação de Candidaturas: A chamada para candidatura está encerrada!

Sessão de Formação “WP-G – Gestão de Informação Geocientífica”. Módulo WPG2-PT: “Tratamento de dados espaciais com SIG – Gestão de bases de dados”.

Descarregue o documento do Convite à Apresentação de Candidaturas > AQUI <

Estão abertas as candidaturas para a próxima Sessão de Formação do WP-G ” Gestão de Informação Geocientífica”

Esta próxima formação irá ser ministrada em São Tomé, São Tomé e Príncipe, entre os dias 7 e 18 de novembro de 2022.

NOTA: esta formação está dirigida aos cidadãos dos países africanos lusófonos (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe).

Parte integrante do Projeto PanAfGeo, o “WP-G – Gestão de Informação Geocientífica” visa melhorar e/ou fortalecer as capacidades dos profissionais (existentes e recém-recrutados) que se encontram ao serviço dos Serviços Geológicos Africanos e a atuar na gestão de informação geocientífica e tecnologia de informação ao nível operacional, com aplicabilidade ao contexto local e em termos de sustentabilidade.

O “WP-G – Gestão de Informação Geocientífica” é coordenado pelos Serviços Geológicos de França (BRGM) em colaboração com os Serviços Geológicos do Burkina (BUMIGEB). A formação e o apoio técnico e científico são assegurados pelo BRGM, pelos Serviços Geológicos da Dinamarca e Gronelândia (GEUS), pelos Serviços Geológicos da Eslovénia (GeoZS) e pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal (LNEG).

Esta sessão é organizada conjuntamente pelo BRGM, LNEG e a Direcção Geral dos Recursos Naturais e Energia (DNGRE).

O curso de formação irá focar nos métodos, abordagens, ferramentas, técnicas, procedimentos e requerimentos para a criação e gestão de bases de dados, modelação de dados, gestão de dados, padrões de interoperabilidade e publicação de dados.

Neste curso de formação, será empregue um método interativo de aprendizagem através de aulas expositivas e exercícios práticos em computador utilizando QGIS, PostgreSQL, PostGIS, DbSchema, GeoServer, GeoKettle, GeoNetwork, etc.

>>> Estes temas serão apresentados em português. Uma segunda sessão em português será organizada em 2023 e irá ser focada na Modelação de Dados, Padrões de Interoperabilidade e Disseminação de Dados.

Durante a sessão de treino, cada formando terá de preparar e apresentar um Plano de Regresso ao Trabalho. Este consiste na aplicação dos conhecimentos obtidos no decurso da formação no desenvolvimento de um projeto de interesse para o Serviço Geológico de origem, para potencialmente ser implementado no periodo de 6 meses a 1 ano após o termino do curso (ex: reorganizar os conjuntos de dados em novas bases de dados e IDEs, análises multicritério aplicadas a um projeto de pesquisa geocientífica, disseminação do conhecimento adquirido em novas ações de formação a nível interno e/ou externo – Universidades).

O curso destina-se a profissionais dos Serviços Geológicos que falem a língua portuguesa, especificamente dos Departamentos de Geoinformação. Candidatos dos departamentos de Geologia, Hidrogeologia, Georecursos, Meio Ambiente e Riscos Naturais podem efetuar a sua candidatura caso tenham competências em geoinformação, nomeadamente SIG, bases de dados e tecnologias web.

Para serem considerados, os candidatos na Sessão de Formação PanAfGeo-2 intitulada “Tratamento de dados espaciais com SIG – Gestão de bases de dados” do WPG2-PT, devem preencher os documentos listados a seguir:

Formulário de Candidatura à formação PanAfGeo-2 WPG2-PT

Carta de Compromisso

Carta de Motivação

– Cópia do passaporte

Esses documentos serão solicitados durante a inscrição online (arquivos a serem carregados em formato PDF apenas no portal).

Registe-se aqui

 

O prazo limite para inscrições é 20 de setembro de 2022 às 24:00 GMT (prazo é prorrogado).

Para mais informações sobre esta sessão de formação, por favor contacte:

> WP-G2 Training Co-Leader Pedro GONCALVES (LNEG) pedro.goncalves@lneg.pt

> WP G2 Training Co-Leader Alain P. FRANCÉS (LNEG) alain.frances@lneg.pt

E enviar uma cópia para:

> WP-G Leader Marc URVOIS (BRGM) m.urvois@brgm.fr

> WP-G Co-Leader Abdoulaye OUEDRAOGO (BUMIGEB) abdouloued@gmail.com

Details

Start:
7 November 2022 @ 9h00
End:
18 November 2022 @ 17h00
Event Category:

Organiser

WP-G

Other

Language
Portuguese