- This event has passed.
TRAINING // WP B – Avaliação do Potencial em Recursos Minerais
20 November 2022 @ 9h00 - 30 November 2022 @ 17h00
Convite à Apresentação de Candidaturas: A chamada para candidatura está encerrada!
Sessão de Formação “WP-B – Avaliação do Potencial em Recursos Minerais”.
Esta próxima formação irá ser ministrada em Lubango, Angola entre os dias 20 e 30 de Novembro de 2022.
NOTA: esta formação está dirigida aos cidadãos dos países africanos lusófonos (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe).
Parte integrante do Projeto PanAfGeo, o “WP-B – Avaliação do Potencial em Recursos Minerais” visa a avaliação do potencial de minérios, minerais industriais e materiais de construção, incluindo inventário de recursos minerais, metodologias inovadoras de exploração e caracterização preliminar de recursos minerais, classificação de reservas minerais e avaliação de depósitos minerais.
O WP-B tem um papel fundamental para melhorar as capacidades e conhecimentos dos profissionais (existentes e recém-recrutados) que se encontram ao serviço dos Serviços Geológicos Africanos em recursos minerais e fornecer orientações para avaliar as matérias-primas minerais e fornecer informações às partes interessadas, clientes e sociedade civil, conforme mencionado nos objetivos específicos da ação. A formação e O WP-B é liderado pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal (LNEG) em estreita cooperação com GeoZS (Eslovénia) e PGI da Polónia com a assistência técnica e científica dos Serviços Geológicos de Angola africanos.
Esta sessão é organizada conjuntamente pelo LNEG, PGI e GeoZS e a Instituto Geológico de Angola (IGEO).
A parte prática do curso incidirá nos recursos minerais não metálicos, pela sua proximidade ao Complexo Anortosítico do Cunene (CAC) e o seu potencial em rocha ornamental, tão importante para a economia Angolana. A parte prática incluirá o contacto com a exploração do recurso, unidades de transformação da rocha e testes laboratoriais para comprovar a qualidade da rocha. Na componente teórica o curso versará temas como:
- Gestão de bases de dados de Recursos Minerais: do campo ao computador;
- Gestão sustentável dos recursos minerais, incluindo conceitos como economia circular e de cadeia de valor;
- Promoção e comercialização da importância dos recursos minerais e do seu potencial;
- Compreensão do setor mineiro internacional, com ênfase no atual contexto europeu e nos 3 pilares da Raw Materials Initiative.
- Papel de apoio de dos Serviços Geológicos no setor de mineiro
Estes temas serão apresentados em português.
Durante a sessão de treino, cada formando terá de preparar e apresentar um Plano de Regresso ao Trabalho. Este consiste na aplicação dos conhecimentos obtidos no decurso da formação no desenvolvimento de um projeto de interesse para o Serviço Geológico de origem, para potencialmente ser implementado no periodo de 6 meses a 1 ano após o termino do curso (exelaborar um projecto de prospecção mineral numa área de interesse no seu país).
O curso destina-se a profissionais dos Serviços Geológicos que falem a língua portuguesa, especificamente dos Departamentos de Georecursos, Meio Ambiente.