Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

TRAINING // WP B – Avaliação do Potencial em Recursos Minerais

20 November 2022 @ 9h00 - 30 November 2022 @ 17h00

Convite à Apresentação de Candidaturas: A chamada para candidatura está encerrada!

Sessão de Formação “WP-B – Avaliação do Potencial em Recursos Minerais”.

Esta próxima formação irá ser ministrada em Lubango, Angola entre os dias 20 e 30 de Novembro de 2022.

NOTA: esta formação está dirigida aos cidadãos dos países africanos lusófonos (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe).

Parte integrante do Projeto PanAfGeo, o “WP-B – Avaliação do Potencial em Recursos Minerais” visa a avaliação do potencial de minérios, minerais industriais e materiais de construção, incluindo inventário de recursos minerais, metodologias inovadoras de exploração e caracterização preliminar de recursos minerais, classificação de reservas minerais e avaliação de depósitos minerais.

O WP-B tem um papel fundamental para melhorar as capacidades e conhecimentos dos profissionais (existentes e recém-recrutados) que se encontram ao serviço dos Serviços Geológicos Africanos em recursos minerais e fornecer orientações para avaliar as matérias-primas minerais e fornecer informações às partes interessadas, clientes e sociedade civil, conforme mencionado nos objetivos específicos da ação. A formação e O WP-B é liderado pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal (LNEG) em estreita cooperação com GeoZS (Eslovénia) e PGI da Polónia com a assistência técnica e científica dos Serviços Geológicos de Angola africanos.

Esta sessão é organizada conjuntamente pelo LNEG, PGI e GeoZS e a Instituto Geológico de Angola (IGEO).

A parte prática do curso incidirá nos recursos minerais não metálicos, pela sua proximidade ao Complexo Anortosítico do Cunene (CAC) e o seu potencial em rocha ornamental, tão importante para a economia Angolana. A parte prática incluirá o contacto com a exploração do recurso, unidades de transformação da rocha e testes laboratoriais para comprovar a qualidade da rocha. Na componente teórica o curso versará temas como:

  • Gestão de bases de dados de Recursos Minerais: do campo ao computador;
  • Gestão sustentável dos recursos minerais, incluindo conceitos como economia circular e de cadeia de valor;
  • Promoção e comercialização da importância dos recursos minerais e do seu potencial;
  • Compreensão do setor mineiro internacional, com ênfase no atual contexto europeu e nos 3 pilares da Raw Materials Initiative.
  • Papel de apoio de dos Serviços Geológicos no setor de mineiro

Estes temas serão apresentados em português.

Durante a sessão de treino, cada formando terá de preparar e apresentar um Plano de Regresso ao Trabalho. Este consiste na aplicação dos conhecimentos obtidos no decurso da formação no desenvolvimento de um projeto de interesse para o Serviço Geológico de origem, para potencialmente ser implementado no periodo de 6 meses a 1 ano após o termino do curso (exelaborar um projecto de prospecção mineral numa área de interesse no seu país).

O curso destina-se a profissionais dos Serviços Geológicos que falem a língua portuguesa, especificamente dos Departamentos de Georecursos, Meio Ambiente.

Details

Start:
20 November 2022 @ 9h00
End:
30 November 2022 @ 17h00
Event Category:

Organiser

WP-B

Other

Language
Portuguese